sábado, 12 de dezembro de 2009

Soy del mundo

Ano passado, me peguei divagando com um senhor embreagadíssimo que era vizinho de apartamento de um amigo. Por causa do sotaque perguntei de que país ele era, e ele me disse: "Nasci en Venezuela, pero soy del mundo". Adorei aquilo, pensei que ele tava querendo falar uma frase bonita, mas não interpretei de cara. Eis que estou aqui, nesse momento, sei lá quanto tempo depois, interpretando o que ele quis me dizer. Insight. Hoje entendo, porque nesse ano quebrei muitas barreiras da minha mente, e hoje consigo enxergar muito mais claramente como os seres humanos se definem o tempo todo, se designam, se acorrentam à dogmas e acabam ali nos seus mundinhos, com suas identidades carimbadas. Ele quis me dizer que é sem regras, que não é porque nasceu na Venezuela que se sente estrangeiro, não se sente menos brasileiro, ele é "Del Mundo". Adaptabilidade, uma das minhas qualidades que mais me foi útil nesse meu curso de vida. Minha carta na manga, ser uma curinga, não tenho tatuado nem copas, nem ouro, nem espada, nem paus, mas consigo me encaixar em todas elas, justamente porque me desprendi dessa mania de querer me abster das pessoas diferentes, porque o fato de sermos todos diferentes, já nos faz TODOS IGUAIS! E viva às diferenças, senão o mundo seria chato pra caral...

Nenhum comentário:

Postar um comentário